Youtube
Facebook

Cultura Yorùbá

NIGÉRIA

Nigéria (República Federal da Nigéria) é uma república constitucional federal composta por 36 estados e o Território da Capital Federal, Abuja. O nome Nigéria foi retirado do rio Níger que atravessa o país. Este nome foi cunhado por Flora Shaw. Nigéria se tornou independente em 1960. A Nigéria é o país mais populoso da África e o sétimo país mais populoso do mundo, também conhecido como "o gigante da África". O país está localizado na África Ocidental, que é latitude e longitude é de 10 ° 00 'N e 8 ° 00' E, e seu composto de mais de 500 grupos étnicos na Nigéria, dos quais os três maiores grupos étnicos são os Hausa, Igbo e Yorùbá.

OS YORÙBÁS 

Ori-Olokun é um tesouro cultural que serve como simbolo dos Yorùbás, perdido as antigas guerras de conquista, mas teria recuperado em 1910, em Ile-Ife, o berço da raça Yorùbá, por um grupo de arqueólogos. A escultura descoberto em uma forma de cobre puro, enterrado em um palmeiral, foi maravilhosamente fundidas em bronze antigo sofisticado que surpreendeu muitos historiadores de arte.O povo Yorùbá são um grupo étnico do sudoeste da Nigéria e do sul de Benin, na África Ocidental. O Yorùbá constituem mais de 30 milhões de pessoas no total, a maioria da população é da Nigéria e compõem 21% de sua população. Os Yorùbás são um dos maiores grupos étnicos na África. A maioria dos Yorùbá falam a língua Yorùbás, que é uma língua tonal.As partes fronteiras Yorùbás com o Borgu em Benin, o Nupe e Ebira no centro da Nigéria, eo Edo, a ESAN, e o Afemai na Nigéria Centro-Oeste. O Igala e outros grupos relacionados são encontrados no nordeste, e Egun, Fon, e outros no Benin sudeste. O Itsekiri que vivem no noroeste do delta do Níger estão relacionados com o Yorùbá, mas manter uma identidade cultural distinta. População significativa Yorùbás na África Ocidental podem ser encontradas no Togo, Serra Leoa (onde se misturaram com o Saro e Serra Leoa pessoas crioulas) e Ghana.O ex população são de Yorùbá descida através de seus antepassados ​​escravizados e são encontrados na maioria em Cuba, Brasil e Trinidad e Tobago.

ILÈ ÌFÈ

Ilé-Ìfé é uma antiga cidade Yorùbá na Nigéria sul-ocidental. Evidência de habitação no local foi descoberto que datam de tão cedo quanto 600. De acordo com esse relato, Ilé-Ìfé não é somente o berço do povo Yorùbá, mas também da humanidade. Ele desceu com um punhado de areia e um pau em suas mãos, ele espalhou a areia sobre a terra, que foi coberto com água, eo galo espalhar a areia por toda a terra e da terra criado. Esse conjunto de Yorùbás acredita que tinha sido ocupar sua terra natal, desde o tempo da criação.O povo Yorùbá tinha sua própria forma de religião antes do advento do cristianismo e do islamismo, que acreditavam em suas próprias divindades, o que mudou com cada localização geográfica. Há muitas divindades como Sàngó (deus do trovão), Ogún (deus do ferro), Soponna (deus da varíola), Yemaja e tantos outros deuses. Estes são acreditados para ser intermediários entre Deus (Olodumare) e o homem.

ÀSÀ Yorùbás (cultura Yorùbá)

Para os Yorùbás, os cumprimentos é uma parte muito importante da vida lá diariamente. Enquanto saudações são trocados, os Yorùbás compartilham um grande sorriso dentro de si e, quando perguntado sobre o bem-estar de alguém, o tempo é dado para responder como este é considerado educado. O Yorùbás cumprimentar os mais velhos, com muito respeito, os meninos prostrados para saudar os mais velhos, enquanto os seus homólogos do sexo feminino cumprimentar ajoelhando-se em um ou dois joelhos, dependendo da tribo.