Grupo ÌBEJÌ

Após uma série de oficinas sobre música e cultura yorùbá em Porto Alegre, no ano de 2012, o Grupo ​ÌBEJÌ foi criado. Ele é composto por talentosos profissionais e amantes da música e da dança que participaram dessas oficinas.

A proposta do grupo é apresentar espetáculos musicais temáticos sobre a cultura yorùbá. Assim, cada música está profunda e diretamente associada às histórias da ancestralidade e cotidiano do povo de ​Ilé Ifẹ̀​, celebrando os orixás e os homens, cada qual com seus feitos, poderes e valores.

Em 2013, o grupo foi contemplado pelo ​FUMPROARTE para a gravação do ​CD ​“ÌTÀN ÒRUN ÀTI ILÉ AYÉ – Histórias do Céu e Terra” com o qual recebeu, em 2014, o destaque no ​Prêmio Açorianos de Dança da Prefeitura de Porto Alegre nas categorias ​Projeto de Formação e Difusão em Dança e Trilha Sonora​.

Em 2015, o Grupo ÌBEJÌ produziu e lançou o DVD “ÌTÀN ÒRUN ÀTI ILÉ AYÉ – Histórias do Céu e Terra​”, projeto que foi contemplado na categoria “Música que Representa o Sul do Brasil”, do ​Prêmio Nacional de Expressões Culturais AfroBrasileiras 2014 – Fundação Palmares, Petrobrás, CADON e Ministério da Nacional da Cultura​.

O DVD é composto de um documentário com entrevistas e imagens de terreiros, pontos de cultura e locais de manifestação da cultura africana no Rio Grande do Sul, além do espetáculo apresentado pelo Grupo, na íntegra.

O material audiovisual foi divulgado pelo Canal Brasil, TVE e rede televisiva da Nigéria.