Prêmio Afro

Porto Alegre no dia 14 de fevereiro

Monumento do Bará e Largo Glênio Peres
Música : Àbùsé bùsé

Considerado um do mais importantes marcos da religião de matriz africana, o Mercado Público foi construído por escravos em 1869. Na sua área central encontra-se o monumento do Bará que é constituído por uma pedra ali assentada por ser o cruzamento das quatro entradas. O marco também faz parte do Museu do Percurso do Negro.

O espaço escolhido, Mercado Público, tem significado para a cultura Yorùbá e representa uma homenagem ao Egún Ọlójà, Orixá mascarado que representa os ancestrais do Mercado Público, presente nas cidades da Nigéria trazendo proteção para a aldeia e seu povo. Egúngún significa mascarado e representa os ancestrais, ou seja, todos aqueles que já faleceram. Nos rituais tradicionais da Nigéria essa homenagem é feita no oitavo mês do ano (Agosto), quando os Egúns saem do Ìgbàlè (casa dos mascarados onde acontecem os rituais) e vão para a rua junto com os Ayàns (Tamboreiros), comemorando, dançando e rezando para todas pessoas que encontram no caminho, depois vão para centro do Mercado.

Montenegro no 28 de fevereiro de 2015

Pé do Morro São João
Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista
Música: Gèlèdé

Os terreiros da região foram convidados para um bate-papo de troca de culturas e a apresentação e gravação da música Gẹ̀lẹ̀dẹ́. Gèlèdé é um tipo de Egún (Mascarado) que Comemora as Mães, um grupo que inclui ancestrais, divindades femininas, idosas da comunidade e a capacidade de poder espiritual que elas têm na sociedade. Ela combina a arte, dança e ritual para se divertir, educar e inspirar adoração. Gèlèdé é arte, gênero e harmonia social em uma cultura africana.

Parque Centenário
Música: Sàngó

Ṣàngó é um dos orixás mais populares, também conhecido como o deus do fogo, raios e trovões. Xangô é um dos ancestrais e rei dos Yorùbás no Império de Òyó antes de sua deificação. Também, ele é um excelente dançarino, seu ritmo preferido e Àlùjá.

Locações em Pelotas no dia 07 de Março 2015

C.E.U. Pai Miguel de Aruanda
Música: Ijesa

Cacica Anarulina Fagundes Soares, conhecida como Tia Maruca comenta das vivências em terreiros e que antigamente os filhos de Santé passavam e se dedicavam muito para aprender os fundamentos, tanto religiosos quanto filosóficos transmitidos por seus mestres, pais e mães de santo. Hoje com o imediatismo, há muita gente se tornando "pai" com pouco tempo de caminhada espiritual.

Reino de Iemanjá e Oxalá
Música: Iemonja

O Reino de Iemanjá e Oxalá é uma casa de religião onde se pratica o Batuque, religião de matriz africana que cultua os orixás e sua força vital, o axé. Localizada no bairro Arco-Íris, na cidade de Pelotas/RS, a casa de mãe Rejane D'Iemanjá segue os fundamentos da nação Cabinda, e realiza atividades religiosas junto a seus filhos-de-santo há cerca de dezoito anos.

Oficina de tambores de sopapo
Música:

Dona Maria conta a trajetória do esposo Neives Meirelles Batista (Mestre Batista), pelotense, carnavalesco, músico, sambista, luthier de instrumentos percussivos e mestre griô. A oficina está localizada no bairro Santa Terezinha onde  Neives José Madruga Baptista, filho do Mestre, segue o ofício de produzir tambores de sopapo, instrumento de percussão trazido na memória dos africanos quando chegaram a Pelotas como escravos para trabalhar nas Charqueadas.

Monumento "A Pelota" na rotatória de entrada
Música: Ifé Arami

A escultura "A Pelota" foi instalada no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, em frente ao Terminal Rodoviário. A história conta que há muitos anos atrás a pelota era usada para transportar as esposas dos mestres dos escravos pelo Rio Vermelho, onde eram despejadas as partes internas dos animais. Os escravos através de uma bola de couro que ficava em sua boca com uma corda presa a pelota efetuavam as travessias das esposas.

Locação em Porto Alegre dia 05 de abril

Centro Histórico-Cultural Santa Casa
Gravação do espetáculo Ìtàn Ọrun Àti Ilé Ayé – Histórias do céu e terra

O CHC está entre os espaços culturais de Porto Alegre mais originais do Estado e do Brasil situado dentro do Complexo Hospitalar Santa Casa da Misericórdia. Promove a saúde física, mental e emocional com uma acervo documental, piano livre no hall de entrada, biblioteca e teatro que além de convenções mantém uma programação semanal de música, teatro e dança.

Locação em Viamão no dia 18 de abril de 2015

Parque Saint Hilaire

Gravação de Idowu Akinruli contando um pouco das diferenças e semelhanças na cultura Yorubá com a cultura brasileira e o Rio Grande do Sul. O Parque é reduto de mais de 50 nascentes e é a segunda maior floresta em diversidade biológica e também a segunda mais devastada do planeta. A composição da vegetação é dada por 450 ha de mata nativa e cerca de 300 ha de campo nativo. Foram identificadas no parque 56 espécies vegetais distribuídas em 27 famílias. Estima-se que as espécies de vegetais ultrapasse o número de 161 espécies e 54 famílias. Uma biodiversidade composta por 12 espécies diferentes de mamíferos, 47 espécies de répteis, 23 de anfíbios, 14 espécies de peixes que habitam a barragem e 88 espécies de aves.