Residências artísticas

Buscando promover o intercâmbio cultural e troca de saberes entre as diferentes culturas dos povos africanos e brasileiros, a Ìlú Akin Produções realiza anualmente uma residência artística com artistas africanos no Brasil. Desde seu início, o projeto já proporcionou a vinda de várias linguagens artísticas para diversos estados do país. Dentre estes:

Oluwaleke Agbájé

Popularmente conhecido como Agbájé, é um músico nigeriano, cantor, compositor e instrumentalista. Sua música reflete gêneros de World music, Jazz e Afrobeat. De família de músicos tradicionais, Agbájé começou a cantar na banda dos seus pais quando tinha apenas 5 anos. Ele viajou para vários países africanos, principalmente pelos países da costa oeste da África. Agbájé é influenciado por grandes artistas africanos como o senegalese Youssou Ndour, a beninense Anjelique Kidjo, o maliano Salif Keita, camaronês Richard Bona e o nigeriano Fela Kuti, dentre outros.

Agbájé veio para o Brasil no ano de 2018, participando de residência artística no sul do país, em Porto Alegre, com músicos locais interessados no intercâmbio de saberes da música e cultura yorùbá. Como resultado desse encontro, foram produzidas 4 músicas e o lançamento de um vídeo clipe de uma delas.